Horinhas com Deus - As Verdades da Fé e da Vida Cristã para Crianças e Adultos


Esses maravilhosos livros vieram parar em nossas mãos. Foi a mais pura manifestação da misericórdia divina. Nunca havíamos ouvido falar deles!

Num belo dia, meu irmão, caminhando pelo centro de São Paulo, procurando algo para seus filhos, decidiu entrar num sebo e bisbilhotar alguns livros usados. Passando os olhos por aqui e por ali, ele avistou o livro Horinhas com Deus - Volume II. Após folheá-lo, ficou encantado com o modo como os autores abordaram, em cada uma das histórias lidas, as verdades da fé e da vida cristã! Após isso, perguntou ao vendedor, se eles possuíam o Volume I. Com a resposta negativa do vendedor, ele adquiriu o surpreendente livro e começou a pesquisa em outros sebos. Mas as buscas foram em vão!

Naquela mesma semana, ele me apresentou o livro, que realmente surpreende! Os autores Allan Hart Jahsmann e Martin P. Simon, a partir de um versículo introdutório para cada história, desenvolvem pequenos diálogos - que na maioria das vezes ocorrem entre pais e filhos - em que personagens crianças são colocadas em situações do cotidiano e são por essas confrontadas com as verdades fundamentais da Bíblia, sob as orientações de seus pais. Ao final de cada história, os autores desenvolveram a seção: "Vamos conversar sobre isso". Nesse momento, nossas crianças são expostas a várias perguntas extremamente úteis para nossa avaliação de que o texto foi corretamente interpretado e compreendido por elas e para a fixação do conceito cristão a elas exposto. A próxima seção oferece referência mais ampla, que engloba o contexto do versículo citado na introdução da história, para que possamos ir à Bíblia com nossos filhos, e lá apreender com maior propriedade a lição ensinada. Por fim, os autores terminam cada história com uma oração. Nesse momento, as crianças são levadas a reconhecer seus pecados, a saber que por si mesmas elas não conseguem obedecer as Leis de Deus e a se humilhar diante do Senhor, implorando por sua Maravilhosa Graça!

Esses livros são maravilhosos por seguirem na contra-mão da grande maioria dos livros evangélicos infantis da atualidade. Esses abordam a moral e a ética cristã como algo a ser almejado pela criança, criando nela a expectativa de que um dia ela conseguirá agradar a Deus por meio de seus esforços - quer sejam esses frustrados ou não, ou seja, tais livros fomentam a religiosidade "cristã" por meio do desempenho de boas obras! Mas graças ao Senhor que colocou esses livros em nossas mãos! Eles apresentam as verdades da fé cristã, por meio de conceitos bíblicos que revelam a depravação do ser humano desde a sua meninice e sua incapacidade inata de se aproximar de Deus. Mas eles não param por aí, os autores finalizam cada história apresentando a Cristo como único Caminho de Salvação para todo aquele que nELE crer, e Sua Vida, em nós, como único meio de obedecer ao Pai e andar em santidade, para a Glória de Deus.

Contudo a pergunta continua: Como adquiri esses livros?!?
Vendo o desespero de meu irmão para conseguir achar o Volume I, fui à internet, acessei o site da Editora Sinodal, mas esses livros estão esgotados há muitos anos! Daí fui ao site da Estante Virtual e, graças ao Senhor, encontrei o livro! A alegria foi geral! Havia apenas um exemplar no site. Então comprei o livro para ele! Mas persisti nas buscas, por vários dias, procurando um exemplar de cada volume, pois eu ainda não tinha nenhum para minha filhotas! 
Foi quando, passando pelo mesmo site, encontrei novamente o Volume I. Mesmo apertado de grana, consegui comprar o livro, graças ao Senhor. Ficamos muito felizes e imediatamente começamos a contar as historinhas para as meninas. Contudo, ainda havia uma lacuna! Agora, só faltava o Volume II! Mas não tinha em lugar algum. Não conseguia encontrar esse Volume de modo algum! Na Estante Virtual encontrei mais alguns exemplares do Volume I, entretanto, o Volume II tinha desaparecido! Pensando em meus sobrinhos (filhos de outro irmão meu) decidi comprar outro exemplar do Volume I para que eles pudessem aproveitar essa preciosidade da literatura cristã infantil. Fui até o site e fechei a compra de mais um exemplar do Volume I. Aguardamos alguns dias e a encomenda finalmente chegou. Ao abrir o embrulho, minha esposa ficou maravilhada ao perceber que o vendedor enviou o livro errado, diferente da descrição do site! O livro que chegou em nossas mãos era o HORINHAS COM DEUS - VOLUME II!

Graças ao Senhor, agora temos os dois volumes!!! Esses livros têm sido grande bênção para nossas vidas e de grande auxílio nas atividades de Educação Domiciliar (Homeschooling) e nos preciosos momentos do Culto Familiar! É claro que entre esses livros e nós existam algumas divergências doutrinárias, mas nada há que não possamos, em dependência do Espírito Santo e em sujeição à Palavra do SENHOR, reformular e expor às nossas pequenas de conformidade com a Doutrina de Fé Reformada que cremos.

Como esses livros estão esgotados, e a dificuldade para encontrá-los é enorme, decidimos publicar todas as historinhas neles contidas, aqui no blog. Nosso objetivo é reproduzi-las fielmente como se encontram nos livros, conferindo os devidos créditos à Editora e seus autores, e sem nos responsabilizarmos pelo seu conteúdo.
Tais histórias são de uma tão grande preciosidade que não podem ficar enclausuradas em páginas de papel, enquanto crianças têm crescido e se desenvolvido à parte de seus santos ensinamentos. 

Que o Senhor faça dessas futuras postagens, bênção para a vida de muitos e Glória para o Seu Santo Nome - enquanto a Editora Sinodal não reedita esse tesouro!
PAZ!


Josué Meninel
01/03/2017

Comentários

  1. Que benção e que alegria vocês devem ter sentido ao receber o volume III. Ficarei aguardando as histórias para contar aos meus filhos. Que Deus os abençoes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muuuuito bom!!!
      Um achado divino!!!

      Enquanto isso, vá acompanhando as postagens das historinhas. Se o Senhor nos permitir, ainda hoje postarei a História 12.

      Que suas crianças sejam ricamente abençoadas com essas historinhas.

      Graça e Paz!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha já vou agora mesmo ao blog para imprimir as historinhas para contar aos meus filhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLEÇÃO HORINHAS COM DEUS e a Editora Sinodal

História 4 – Servir Sorrindo

O Esqueleto Humano em Fascículos nas Bancas!!!